O Citroën C4 Cactus vai ter uma nova imagem depois de um "restyling" que vai chegar ao mercado na Primavera do próximo ano. Perdeu a "originalidade" dos "airbumps" laterais, que afirmaram a sua imagem no Salão Automóvel de Genebra de 2014. Mas, já nessa altura houve quem gostasse e outros nem por isso...
O "adereço" foi uma aposta arrojada por parte dos designers. Foi defendida com argumentos plausíveis pelo marketing da empresa, mas o mercado não foi receptivo à couraça destinada a proteger os flancos nos parques de estacionamento. Por isso a ideia foi minimizada no C3 e deixou de ser evidente no SUV Citroën Aircross, que está a chegar ao mercado nacional.
DESIGN. A nova imagem, sem as "borrachas laterais", aproxima o C4 Cactus do estilo hatchback. Mas as alterações não se ficam por aqui...
A zona frontal assume um ar de família e tem tudo a ver com os C3/C3 Aircross. Basta olhar para grelha frontal, com dois níveis, onde o superior é a imagem de marca e o inferior responde à necessidade de refrigeração dos motores. O mesmo acontece com os grupos ópticos dianteiros e a tecnologia LED, que também chegou aos faróis traseiros.
A aposta na individualização foi uma decisão ganhadora com o C3 e a Citroën quer replicá-la em toda a gama. Por isso, no C4 Cactus anunciou a possibilidade de 31 combinações de personalização da carroçaria, que permitem a cada cliente criar uma carro à sua imagem. Esta opção é complementada com cinco propostas de "atmosferas" interiores.
O novo C4 Cactus vai estrear na Europa as suspensões com "Batentes Hidráulico Progressivo" (PHC), uma patente da marca, que visa filtrar ao máximo todas e quais quer irregularidades do terreno, mas isso será uma coisa que tem que ser avaliada quando tivermos oportunidade de guiar este modelo.
Ao nível da qualidade de vida a bordo, os franceses subdividem o conforto em quatro níveis, a começar pelo "visual", associado a uma aparência que nos remete para o passado de berlinas como o Xsara ou o Xantia; o "postural", associado às diversas regulações disponíveis; o "acolhimento", que passa pela qualidade dos estofos; e o "dinâmico" ligado à qualidade de vida a bordo.
NA PRIMAVERA. O novo C4 Cactus só vai chegar a Portugal com a Primavera do próximo ano. Por isso, com tantos meses pela frente e uma passagem de ano pelo meio, é impossível avançar com qualquer estimativa de preço.